Apps estão a usar cada vez mais espaço de armazenamento
Hoje em dia parece que o armazenamento dos smartphones está a “desaparecer” cada vez mais rápido, embora os novos dispositivos tenham também opções cada vez mais avançadas para tal.
No entanto, a culpa pode estar nas mudanças que, silenciosamente, estão a ser feitas em várias apps. Ao longo dos anos, as apps que uma vasta maioria dos utilizadores usa no dia a dia, tem vindo a aumentar de forma considerável.
De acordo com um estudo feito pela TRG Datacenters, algumas das apps mais populares no mercado tem vindo a aumentar de tamanho consideravelmente durante os últimos anos, em alguns casos passando de apenas alguns MB para GB. A isto junta-se ainda os jogos mais pesados, e também a cache que muitas vezes é aplicada dentro de cada app.
Comparando com os últimos dez anos, o tamanho de algumas das apps analisadas aumentou quase 1000%. Entre alguns dos nomes mais sonantes neste campo encontra-se as apps da Asana e Trello.
Em 2014, no caso da app Asana, bastante usada no meio empresarial, esta ocupava apenas 5 MB de espaço nos dispositivos, mas este valor aumenta para 55MB em 2024. Em tendência similar, a Trello também passou dos 10 MB para mais de 100 MB.
Em parte, o aumento de tamanho encontra-se diretamente associado com as novas funcionalidades que cada uma das apps inclui.
A nível dos videojogos, o tamanho final dos mesmos também aumentou consideravelmente. Em 2014, o tamanho médio dos jogos encontrava-se nos 45 MB, enquanto que esse valor encontra-se agora acima de 2000 MB – isto representa um aumento de quase 4344%.
As redes sociais também verificam a mesma tendência, com o Facebook a passar de 50 MB em 2014 para os atuais 380 MB, e o Instagram a passar de 40 MB para 260 MB.
É importante ter em conta que, embora o tamanho das apps tenha aumentado, os fabricantes parecem estar a tentar acompanhar essa tendência, sendo que não é difícil encontrar smartphones atuais com vários GB de espaço para armazenamento. Ao mesmo tempo, existe ainda a tendência de se usar cada vez mais plataformas cloud, aliviando o espaço local para guardar conteúdos.