Google afirma que termo mais pesquisado no Bing… é “Google”

Google e Bing

A Alphabet, empresa mãe da Google, tem vindo a defender-se de vários casos de abuso de posição no mercado relativamente ao seu motor de pesquisa, mas recentemente a empresa deixou uma declaração ousada em tribunal.

Um dos motivos pelos quais a empresa se encontra sobre pressão encontra-se no facto que esta pode ter deliberadamente prejudicado os rivais, como o Bing da Microsoft. No entanto, a resposta da empresa parece mais simples do que isso.

Em tribunal, um dos advogados da Google afirmou que um dos termos mais pesquisados no Bing é exatamente “Google”, o que demonstra como os consumidores estão mais voltados para usar o motor de pesquisa da gigante do que da Microsoft.

O advogado argumenta que os consumidores não são obrigados a usar o motor de pesquisa da Google, mas que o fazem por vontade própria, até mesmo quando utilizam outro sistema de pesquisa alternativo. Este vai ainda mais longe ao afirmar que os utilizadores abandonariam o Bing por vontade própria, e não porque a Google os obriga.

Obviamente, não é segredo que o Bing ainda continua a ser um motor de pesquisa relativamente pouco usado no mercado, e que uma grande maioria dos utilizadores pretende tirar proveito das melhores pesquisas feitas pelo Google.

Resta saber se o juiz responsável pelo caso vai ser da mesma ideia face a estas declarações.