Facebook, Instagram e WhatsApp: o que está a acontecer?

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Durante o dia de hoje, o Facebook e serviços associados ao mesmo, como o WhatsApp e Instagram, estão a verificar uma grave falha. As plataformas encontram-se inacessíveis em praticamente todo o mundo.

A investigação da falha ainda se encontra a ser feita, e quase duas horas depois de ter ficado inacessível, a plataforma ainda não voltou ao ativo – e existe a possibilidade que não venha a ser tão cedo.

O problema parece ter começado sobre uma falha relacionada com o sistema de DNS da entidade. Apesar de ainda não existir uma confirmação da rede social, um erro na configuração dos IPs da empresa terá deixado toda a infraestrutura “invisível” para a Internet. Isto inclui não apenas os serviços que os clientes possuem acesso, mas também a própria rede interna da empresa.

Do que se sabe, não se acredita que a falha seja derivada de um ataque, mas sim de um erro de configuração nas rotas dos IPs da plataforma (BGP)

Basicamente, tanto os utilizadores como os funcionários da rede social deixaram de ter acesso a qualquer género de rede relacionada com o Facebook. A falha terá ocorrido devido a um erro de configuração, possivelmente automático. No entanto, uma vez aplicado, toda a infraestrutura da rede social ficou inacessível.

Mesmo com o formato automático e dos sistemas usados, a inacessibilidade da plataforma impede que os funcionários possam reverter a falha rapidamente usando as ferramentas internas.

A única forma de corrigir a situação será os funcionários da rede social irem diretamente aos centros de dados da rede, modificando o erro manualmente. Isto aplica-se a todos os centros de dados, a nível mundial, da plataforma.

Além disso, existe ainda a questão que muitos destes centros de dados estão atualmente com um limitação de funcionários nos mesmos, que podem não ter conhecimento de como aplicar as mudanças necessárias e necessitam de aguardar que outros funcionários com o conhecimento cheguem às infraestruturas.

No final, poderemos vir a verificar uma longa instabilidade ou inacessibilidade da plataforma, que pode mesmo demorar horas a ser corrigida. De relembrar que a última grande falha sobre serviços da plataforma ocorreu em 2019.