Autoridades japonesas vão investigar práticas de monopólio da Apple
A Apple pode estar prestes a verificar mais um processo nos tribunais relacionado com o possível monopólio da empresa no que respeita ao iOS, desta vez no Japão.
As autoridades japonesas revelaram que vão investigar a Apple por suposto abuso de posição no mercado com o sistema iOS. Segundo fontes do portal Nikkei Asian, as autoridades vão focar-se sobretudo em como a Apple se encontra a utilizar o seu domínio no mercado dos smartphone para limitar a concorrência e a escolha dos consumidores.
Um dos de pontos interessantes desta investigação encontra-se no facto que a mesma vai ser realizada em várias partes. Uma das partes inclui até ouvir os consumidores no mercado sobre o que consideram de cada uma das empresas, algo que a maioria das autoridades noutros países não realizam.
Apesar de a investigação ainda se encontrar numa fase bastante inicial, existem várias fontes que apontam que esta não será de bom agrado para a Apple e também para a Google. O mercado japonês é consideravelmente diferente do existente noutras partes do mundo, e uma grande parte dos consumidores acreditam que existe pouca competição no que respeita a sistemas operativos para smartphones – ficando-se limitado às ofertas das duas empresas.
Espera-se que mais detalhes sobre a investigação venham a ser conhecidos nos próximos meses.