Linux 5.16 vai trazer melhorias consideráveis para sistemas AMD Ryzen
Os utilizadores de Linux que estejam em sistemas com processadores AMD Ryzen podem vir a receber brevemente algumas melhorias consideráveis de desempenho, com a chegada do novo Linux 5.16.
De acordo com recentes testes realizados pela plataforma Phoronix, o desempenho do sistema aumentou em cerca de 28% sobre a nova versão do Kernel 5.16 face aos valores obtidos com o Kernel 5.15.
Os testes forma feitos sobre o jogo Xonotic em 4K e com as definições gráficas estipuladas para “low”, e demonstram que o desempenho pode ser notável. Em outros títulos o desempenho deve também aumentar de forma similar, com valores de melhorias entre os 10 e 20%.
Os testes foram realizados num portátil ThinkPad T14s Gen2, com o processador Ryzen 7 PRO 5850U. Para comparação, foram também feitos testes no processador Ryzen 5 5500U, que apresenta resultados de melhorias idênticos.
Ou seja, espera-se que a próxima versão do Kernel do Linux venha a trazer consideráveis vantagens para os utilizadores de sistemas com processadores AMD Ryzen em geral, em parte devido a algumas mudanças que também foram realizadas no mesmo para otimizar o sistema nesse género de arquiteturas, tirando assim mais proveito do hardware.