Um ano depois: Limitador de mineração da Nvidia considerado inútil
Está a fazer pouco mais de um ano que a Nvidia tentou resolver o problema da mineração com as suas gráficas ao implementar sistemas de limitação. Estes sistemas reduziam drasticamente a capacidade de mineração das gráficas caso fosse identificado que as mesmas estariam a ser usadas para esse fim.
A ideia da Nvidia era que, ao limitar esse desempenho para mineração, quem compra placas gráficas para esse fim ficaria menos incentivado a faze-lo com as gráficas focadas para os consumidores. Estas placas eram conhecidas como sendo a gama Lite Hash Rate (LHR).
No entanto, um ano depois, o mercado ainda se encontra com problemas em encontrar gráficas a preços acessíveis, e quem minera criptomoedas ainda o continua a fazer… até mesmo com gráficas LHR.
Mesmo que a ideia da Nvidia seja boa, no final esta acaba por não conseguir controlar o problema que se verifica, em parte porque mesmo com a limitação, as placas LHR ainda continuam a ser relativamente boas para esta tarefa.
Além disso, não se encontra apenas o facto que as placas ainda geram lucros mesmo quando limitadas, mas também o facto que a comunidade de mineradores rapidamente descobriu formas de contornar o problema.
Como a medida é aplicada a nível do software, não é complicado para quem tenha conhecimentos de realizar mudanças para contornar a limitação, e mesmo que não se tenha acesso total à capacidade da gráfica, existem “mods” que podem ser aplicados nas gráficas LHR que as tornam capazes de minerar a 75-80% da sua capacidade total.
No final, mesmo que a Nvidia tenha tido boas intenções em limitar as placas para o mercado da mineração, a sua implementação ainda se encontra longe de ser perfeita. E tendo em conta que o mercado ainda se encontra complicado para encontrar gráficas a preços decentes, de todo parece que estas tiveram qualquer impacto.