Criminosos estão a vender “AirTags silenciosos” para stalking
Desde que a Apple lançou os novos AirTags, rapidamente surgiram situações onde os acessórios estariam a ser usados para proveitos menos próprios, como é o caso de monitorizar as atividades dos utilizadores ou para stalking.
Mesmo que a Apple tente passar a imagem que os AirTags são seguros, a comunidade ainda reporta casos de tracking usando os mesmos. E não ajuda em nada que agora estejam a ser vendidas versões modificadas dos AirTags, criadas especificamente para estes fins.
Uma das funcionalidades de segurança que a Apple integrou nos AirTags será o speaker, que lança um aviso sonoro quando se encontre longe dos donos do AirTag por mais de algumas horas. Este aviso alerta os utilizadores em redor que o AirTag se encontra perdido, e também serve de referência para alertar que se encontra ali.
No entanto, a partir de plataformas como o eBay, encontram-se agora a ser vendidas versões modificadas dos AirTags, onde o speaker foi desativado para prevenir o alerta. Estes AirTags estão a ser vendidos como versões modificadas, e claramente o seu propósito será serem o mais silenciosos possíveis para os utilizadores.
E isto não parece ser complicado de realizar, já que os vendedores destas versões afirmam que tudo o que é necessário será um pequeno furo na estrutura, o que desativa o speaker interno – danificando o mesmo.
Tecnicamente, isto desativa uma das funcionalidades que a Apple integra nos AirTags para evitar casos de stalking. Apesar de não ser ainda impossível de monitorizar os mesmos, torna-se consideravelmente mais complicado de tal ser feito quando o próprio acessório não emite qualquer sinal.