Autoridades francesas apontam queixas à partilha de dados do Google Analytics

Google Analytics

O Google Analytics é possivelmente uma das maiores plataformas de medição de tráfego na web, usada por milhares de websites a nível mundial. No entanto, isto dá a vantagem também para a Google poder recolher milhares de informações dos utilizadores, algo que parece estar agora no centro de alguns problemas.

A CNIL, autoridade francesa de proteção de dados dos consumidores, deu como provado recentemente que o serviço do Google Analytics pode encontrar-se a violar os termos da União Europeia, sobretudo no que respeita à possível transferência dos dados recolhidos neste solo para os EUA.

Segundo as autoridades francesas, as medidas que a Google se encontra a adotar para o uso do serviço não fornecem garantias que os dados estão a ser respeitados na partilha para os EUA. É ainda referido que existem riscos tanto para os websites em França que usam a plataforma como também para os consumidores que acedem a esses websites.

A Google, até ao momento, não comentou este caso. No entanto, no passado, a empresa já tinha referido que o seu serviço não recolhe dados dos utilizadores pela Internet, e as organizações que usam a plataforma possuem total controlo sobre os dados que estão a ser recolhidos.