Windows 11 vai passar a exigir conta da Microsoft e ligação à Internet na instalação
Para muitos, a ideia de usar uma conta da Microsoft de forma a poderem instalar o Windows 11 no sistema não é algo que agrade. Até agora, quem tinha uma versão do Windows 11 Home era obrigado a tal, bem como a ter acesso à Internet durante o setup inicial do sistema, mas as versões Pro ainda podiam criar contas de formato local.
No entanto, com a chegada da nova versão Windows 11 Build 22557, uma pequena alteração pode ter passado despercebida por muitos: as contas da Microsoft vão passar a ser obrigatórias também para a instalação da versão Pro do sistema.
Ou seja, a partir desta versão, e possivelmente para o futuro, os utilizadores que tenham tanto a versão Home como Pro do Windows 11 vão passar a necessitar de ter também uma conta da Microsoft e acesso à Internet para concluírem o setup inicial do sistema.
Os utilizadores ainda podem criar uma conta local no sistema, mas apenas depois de terem realizado o setup completo inicial – o que exige que se crie primeiro uma conta Microsoft.
De notar que esta medida vai aplicar-se até mesmo a quem tente desligar a internet durante o setup inicial – na verdade, a ligação à Internet vai ser outro dos requisitos que passa a ser necessário durante este processo, ou doutra forma não se pode instalar o sistema.
Esta medida aplica-se tanto no setup inicial de computadores que venham com o Windows 11 instalado de fábrica, como também para quem reinstale o sistema operativo ou realize o reset do mesmo.
Esta medida não será de todo inesperada. Na verdade, faz alguns meses que a Microsoft tem vindo a tentar cada vez mais “forçar” os utilizadores a criarem as suas contas durante o setup inicial do sistema, de forma a interligarem as mesmas com o sistema operativo.
Mas a medida pode afetar sobretudo que não consiga ter acesso rápido à Internet durante este processo. A complicar a situação, é importante ainda ter em conta que, em algumas situações, o sistema operativo pode também não instalar automaticamente as drivers para a placa de rede – seja LAN ou wi-fi – e não fica claro como os utilizadores podem assim aceder à Internet para terminarem o setup.
Apesar de medida ainda estar sobre uma build preview do sistema, e portanto não nas versões finais, não será de estranhar que venha a ser aplicada no futuro sobre todas as versões do sistema operativo.