Windows 11 volta a ter pastas no menu inicial
Com a chegada do Windows 11 vimos também grandes mudanças sobre a barra de tarefas e o menu inicial do sistema, algumas das quais não foram bem recebidas por todos os utilizadores. A verdade é que a Microsoft fez alterações que, invés de melhorarem o sistema, acabaram por o tornar ainda mais complicado de usar para alguns utilizadores.
Um dos exemplos encontra-se sobre o menu inicial, onde no Windows 10 existia a possibilidade de colocar aplicações rápidas no mesmo, e até criar pequenas “pastas” para diferentes conjuntos de aplicações – o que era importante para melhorar a organização de conteúdos nesta zona. Com o Windows 11 isso ficou impossível de ser feito.
No entanto, a Microsoft encontra-se agora a corrigir esse problema. A mais recente build do Windows 11 no canal Dev passa finalmente a contar com a possibilidade dos utilizadores criarem as suas próprias “pastas” no menu inicial.
Desta forma, os utilizadores podem finalmente colocar diversas aplicações dentro de pastas no menu inicial, facilitando a organização do mesmo.
A funcionalidade ainda parece estar em desenvolvimento, sendo que existem claras falhas visuais que ainda necessitam de ser corrigidas – sobretudo na abertura da pasta, que possui animações com erros.
De momento também não é possível colocar um label sobre as pastas, portanto apesar de surgirem como pastas no menu inicial, não se pode colocar algo a indicar o conteúdo das mesmas.
Obviamente, funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, portanto deverá receber melhorias com novas versões.