Google lança sistema de alerta para ataques aéreos na Ucrânia
A Google encontra-se a disponibilizar uma nova funcionalidade no sistema Android para os utilizadores na Ucrânia, que poderá ajudar a alertar para possíveis ataques de mísseis russos.
O sistema de alerta de ataques aéreos foi recentemente disponibilizado pela Google para todos os dispositivos Android, sendo que o objetivo será criar um meio de alertar os utilizadores antecipadamente para possíveis ataques.
Este sistema vai encontrar-se disponível para todos os dispositivos Android, nas mais variadas versões, desde que tenham os serviços da Google instalados e acesso à Internet. O sistema será um suplemento ao próprio sistema de alerta que se encontra de forma local pelas autoridades.
A funcionalidade vai começar a ser disponibilizada a partir de hoje, chegando aos utilizadores de forma direta. Este irá usar dois alertas: um para quando existe o risco de ataque, e outro para quando o mesmo termine.
Este sistema será baseado noutro que a empresa já tinha vindo a testar para situações de sismos – e que os primeiros casos revelaram-se bastante úteis para ajudar os utilizadores, e potencialmente salvar vidas.
A empresa afirma ainda que se encontra a trabalhar com o governo da Ucrânia para melhorar ainda mais o sistema, e fornecer notificações mais precisas. Este sistema complementa outro que tinha vindo a ser usado até agora, sobre uma aplicação dedicada para alerta de ataques acessível pela Play Store.