Gestores de sites: preparem-se para alterar a tag do Google Analytics

Para quem pretenda ter conhecimento sobre o seu público, os dados de estatísticas são fundamentais. E para quem gere websites, uma das plataformas mais usadas é certamente o Google Analytics, que fornece um vasto conjunto de informações que permitem obter detalhes sobre o que cada utilizador realiza.

No entanto, para quem faça uso desta tecnologia e não tenha atualizado a mesma de forma recente, estão para surgir mudanças em breve. A partir de 1 de julho de 2023 a Google vai deixar de contabilizar as visitas para quem ainda esteja a usar o sistema do Google Analytics através de tags Universal Analytics (UA).

O sistema do Universal Analytics foi lançado pela Google faz quase dez anos, mas em 2020 a empresa substituiu o mesmo pelo mais poderoso Google Analytics 4, GA4. Este novo sistema pretende melhorar consideravelmente a monitorização dos dados, sem que seja necessário o uso de cookies.

De forma a incentivar o uso deste novo sistema, a empresa tem vindo a migrar da antiga plataforma. E a partir de 2023 esta mudança será efetiva, com os novos dados a não serem registados para quem ainda esteja a usar a tag antiga.

Para os utilizadores ou gestores de sites, a única mudança necessária será atualizar a tag usada nos mesmos para recolher os dados do Google Analytics, que deverá ser atualizada para a nova tag do GA4. Para verificar qual o tipo de propriedade que possui, poderá verificar este artigo.