Bloqueio do Telegram no Brasil deveu-se a falhas de email
Recentemente as autoridades no Brasil decidiram bloquear o Telegram, depois de o mesmo não ter removido conteúdos associados com a propagação de falsas informações e notícias. No entanto, agora conhecem-se mais detalhes sobre o motivo para tal ter acontecido.
Ao que parece, o bloqueio terá sido aplicado devido a uma falta de comunicação entre as autoridades do pais e a plataforma, concretamente por emails que foram perdidos e não respondidos sobre o caso por parte do Telegram.
A informação foi deixada por Pavel Durov, CEO da plataforma, que confirmou que existiu uma falha de comunicação entre as duas entidades. De acordo com o CEO, as autoridades do Brasil terão enviado as comunicações para o email geral de suporte do Telegram, que não será o mais correto para tratar deste género de assuntos, e terá levado a que essas comunicações fossem perdidas.
Uma vez que as mensagens de email das autoridades não foram respondidas, o tribunal do Brasil decidiu avançar com o bloqueio, considerando que a plataforma se encontrava a negar a realização de medidas face às questões colocadas.
O executivo afirma ainda que terá concordado com a decisão aplicada pelas autoridades do Brasil em meados de Fevereiro, tendo sido fornecido um email dedicado para tratar do assunto. No entanto, este email não chegou a ser usado para as comunicações futuras, o que terá resultado na falta de resposta atual – e consequente bloqueio da plataforma no pais.
Durov também terá pedido ao tribunal responsável pelo caso para adiar o bloqueio mais algum tempo, enquanto o Telegram aponta um representante da empresa no Brasil para tratar do assunto – tanto o atual como futuros que possam surgir. O CEO da plataforma afirma ainda que o bloqueio da mesma iria afetar milhares de utilizadores que fazem uso do serviço diariamente no pais.
Durov termina ainda a sua mensagem a indicar que as últimas três semanas tem sido bastante trabalhosas, devido aos acontecimentos recentes, com a equipa do Telegram a receber milhares de pedidos de suporte todos os dias – o que torna complicado responder a tempo a todas as mensagens.