Nvidia revela várias novidades durante o evento GTC 2022
Durante o evento GTC 2022, a Nvidia veio deixar para o mundo algumas das novidades da marca que vão brevemente chegar ao mercado, e onde se encontram alguns detalhes bastante importantes para diferentes setores.
Para começar, a empresa revelou a sua nova arquitetura de placas Hopper, nomeadamente as novas GPUs Hopper H100. Esta nova arquitetura será uma sucessora da Ampere A100, tendo sido fabricada num processo de 4nm da TSMC, e conjugando um dos chips mais avançados atualmente existentes no mercado.
O Hopper H100 é capaz de atingir uns impressionantes 4000 TFlops FP8 de processamento, o que corresponde a quase seis vezes mais do que a geração de chips anteriores. Este conta ainda com suporte para PCI Gen5 até 128 GB/s – duas vezes mais do que o A100 – e quarta geração do NVLink até 900 GB/s – um avanço de 50% em relação à geração passada. O TDP para toda esta força bruta encontra-se nos 700W.
Obviamente, este chip encontra-se focado para sistema que necessitam de elevados valores de processamento, como é o caso de supercomputadores. Portanto não espere ver sistemas domésticos com os mesmos tão cedo – além de que o preço de cada GPU encontra-se longe dos bolsos de muitos.
Além disso, a empresa também aproveitou para revelar a NVIDIA NVLink Switch. Esta nova tecnologia permite realizar a ligação de até 256 GPUs, com uma taxa de processamento de 192 TFLOPS e uma largura de banda de 70,4 TB/s.
Novamente, o uso desta tecnologia foca-se para sistemas bastante específicos que necessitem de elevadas capacidades de processamento.
Foi também revelado o novo NVIDIA DGX H100, um sistema que conta com oito GPUs H100 para chegar a 32 PFLOPS.
Se voltarmos para os sistemas mais “modestos”, temos também a revelação da nova H100 CNX, com o objetivo de fornecer uma plataforma de GPU de elevado desempenho para servidores comuns, focado em tarefas de processamento elevadas mas focadas mais para o ambiente de centro de dados.