Apple ainda estaria a trabalhar em Touch ID sobre o ecrã
A Apple pode ter vindo a apostar no Face ID como o futuro dos iPhones, e para autenticação em alternativa ao Touch ID. Mas isso não quer dizer que a empresa tenha deixado a ideia da tecnologia totalmente de lado.
Desde 2017 que a Apple não integra o Touch ID nos seus modelos da linha iPhone – tirando para o iPhone SE – mas parece que a ideia da tecnologia ainda se encontra presente para a marca no futuro.
Foram recentemente descobertas patentes da Apple, registadas pela United States Patent and Trademark Office (USPTO), que apontam a possibilidade de a empresa estar a trabalhar num sistema de Touch ID que iria funcionar sobre o ecrã. Ou seja, este sistema iria ter um funcionamento similar ao que se encontra nos dispositivos com leitores de impressões digitais no ecrã.
A patente descreve um sistema que iria funcionar através do uso de luz, sendo portanto um leitor ótico. Isto vai contra alguns rumores que tinham vindo a surgir no passado, em que era indicado que a empresa poderia vir a usar tecnologias de ultrassom ou outros sistemas mais complexos para a tarefa.
É importante sublinhar que todas as informações obtidas até ao momento partem apenas de patentes, sendo que a empresa não confirmou oficialmente qualquer plano para lançar a tecnologia em futuros dispositivos. Nem todas as patentes chegam a ver a luz do dia em produtos finais.