Xiaomi também poderá limitar desempenho de certas apps
Recentemente a Samsung esteve sobre alguma pressão, depois de ter sido descoberto que os seus dispositivos mais recentes no mercado estariam a limitar o uso que algumas aplicações poderiam fazer do hardware.
No entanto, parece que também a Xiaomi está a realizar medidas similares nos seus dispositivos. De acordo com John Poole, cofundador da plataforma Geekbench, a Xiaomi também possui dispositivos que limitam a capacidade de determinadas apps usarem a totalidade do hardware, o que limita também consideravelmente o seu desempenho.
Segundo os testes feitos por Poole, quando a aplicação do Geekbench foi alterada de nome para “Fortnite”, o desempenho final da mesma caiu cerca de 30% no teste single core, e 15% no teste multi-core. De notar que esta medida encontra-se a ser aplicada sobre um jogo, e ainda se desconhece relativamente a aplicações mais vulgares, como é o caso do Facebook, WhatsApp, Messenger, etc.
De acordo com Poole, a Xiaomi estaria aplicando este género de limitação sobre algumas apps com base no nome das mesmas. Por exemplo, aplicações como o Geekbench teriam acesso irrestrito à capacidade de processamento, enquanto que apps como Fortnite teriam a sua velocidade máxima limitada.
De notar que ainda não existem testes mais extensos sobre a possível limitação, nem se comparou o desempenho com apps mais usadas no dia a dia pelos utilizadores, como o Facebook, Messenger, entre outras.