Samsung processada por usar codec HEVC sem licença
A Samsung tem vindo a integrar novas tecnologias nos seus dispositivos mais recentes, que permite aos utilizadores terem acesso aos melhores conteúdos. No entanto, parece que a empresa encontra-se agora sobre alguns problemas com a Moving Picture Experts Group Los Angeles (MPEG LA).
Em causa encontra-se o uso das patentes do codec HEVC (H.266), que aparentemente a empresa terá continuado a usar nos seus dispositivos mais recentes no mercado, apesar de a licença para uso de tal patente ter expirado.
Ao contrário do que acontece com codecs como o AV1, onde o seu uso é livre, o High Efficiency Video Coding (HEVC) requer que se tenha uma licença para uso do mesmo comercialmente e distribuição. A Samsung tinha essa licença, mas a mesma expirou em Março de 2020.
Apesar disso, a MPEG LA afirma que a fabricante terá continuado a fazer uso da licença nos seus produtos lançados desde então, incluindo em smartphones, tablets e TVs que foram lançadas desde essa altura.
De relembrar que o H.266 promete melhorias consideráveis a nível da compressão de conteúdos, enquanto mantém uma boa qualidade de imagem final. O mesmo surge como uma alternativa ao H.265, que foi originalmente lançado em 2012.