Cash App confirma acesso indevido a dados dos clientes por antigo funcionário

A aplicação Cash App pode não ser muito popular em Portugal, focada sobretudo para os EUA, mas conta com uma elevada base de utilizadores. E, portanto, um ataque nesta plataforma, é sem dúvida de grande impacto.

Foi exatamente isso que a empresa Block, gestora da aplicação Cash App, confirmou durante o dia de hoje. Segundo o portal TechCrunch, a Block (antiga Square) terá preenchido um documento para as autoridades financeiras dos EUA, informando que uma fonte interna da empresa terá acedido indevidamente aos dados de clientes no dia 10 de Dezembro.

Segundo o relatório, a empresa afirma que o funcionário tinha acesso regular a dados internos da empresa enquanto se mantinha a trabalhar na mesma. No entanto, este terá usado esses dados de acesso depois de ter sido despedido para aceder à plataforma e a dados nesta presente.

Entre os dados que terão sido acedidos encontram-se nomes completos e números das contas dos utilizadores – associados com os números de telefone – juntamente com outras informações privadas. A empresa não revelou, no entanto, o número de utilizadores que foram afetados.

No entanto, a empresa refere que vai contactar mais de 8.2 milhões de utilizadores (antigos e atuais) da app sobre o incidente. É também referido que nenhuma outra informação pessoal dos utilizadores terá sido acedida para além dos nomes, e que a mesma apenas afetou os utilizadores em solo dos EUA.