Continente Online e Cartão Continente voltam a ficar ativos
Depois do ataque informático que a Sonae sofreu no passado dia 30 de Março, e depois de quase uma semana com as plataformas do Continente Online e Cartão Continente inacessíveis, a empresa confirma agora que estas voltam a ficar disponíveis para os utilizadores.
Segundo o comunicado da Sonae MC, os clientes podem agora voltar a usar a plataforma online do Continente, juntamente com todos os serviços do mesmo, onde se inclui a aplicação para dispositivos móveis e o Cartão Continente nas lojas.
A empresa refere que “continua a trabalhar em estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança para evitar novos ataques desta natureza.”.
Além disso, é ainda referido no comunicado que “não há a evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido afetados. Esta constatação decorre do profundo trabalho forense que tem vindo a ser realizado nos últimos dias. Os dados bancários associados ao serviço Continente Pay, continente.pt, wells.pt não estão nos sistemas da MC, pelo que esta informação não foi de todo comprometida, uma vez que é do domínio único e exclusivo das entidades financeiras.”
De notar que, durante o dia de ontem, foi no entanto confirmado que os sistemas internos da Sonae MC sofreram um ataque de ransomware, do qual terão sido recolhidos dados da mesma – embora não seja claro se existem informações concretas de clientes ou apenas de sistemas internos da Sonae.