Pinterest vai banir conteúdos sobre desinformação das alterações climáticas
O Pinterest revelou que vai aplicar novas regras para banir conteúdo potencialmente nocivo para os utilizadores, nomeadamente o que seja associado com as alterações climáticas.
De acordo com as novas regras da plataforma, os conteúdos que partilhem desinformação sobre as alterações climáticas encontram-se agora na lista de conteúdos proibidos de serem partilhados no serviço.
Isto inclui desinformação ou negação na existência do mesmo, propagação de falsas soluções para resolver o problema ou qualquer outra informação que seja considerada cientificamente incorreta ou nociva.
A plataforma também afirma que estes conteúdos estão banidos tanto das publicações regulares como do sistema de publicidade da mesma, sendo que os anunciantes que partilharem os conteúdos arriscam-se a ter as suas contas banidas da plataforma.
O Pinterest afirma ainda que é a primeira plataforma social a aplicar medidas restritivas claras sobre desinformação das alterações climáticas, tanto para os conteúdos como para a publicidade. Em comparação, o Facebook apenas classifica estes conteúdos com tags e reduz a sua visibilidade na plataforma – mas não os remove – enquanto que o Twitter ainda não possui definições claras nesse sentido. Já o YouTube permite os vídeos, mas não que sejam monetizados.
De notar que estas novas medidas surgem apenas alguns dias depois de as autoridades terem revelado um relatório onde é indicado que o mundo possui cerca de três anos para nivelar as emissões de CO2, antes de serem verificados problemas ambientais severos.