Acordo entre AMD e Lenovo causa atrasos no fornecimento do Ryzen Threadripper
A AMD parece estar a enfrentar alguns problemas nas suas linhas de produção, que podem afetar sobretudo quem pretenda adquirir processadores Ryzen Threadripper. E a culpa para tal poderá ser derivado da Lenovo.
Segundo revela o portal The Register, informações internas da empresa parecem confirmar que o acordo de exclusividade que a AMD celebrou com a Lenovo, para permitir o acesso antecipado a alguns dos processadores da empresa, pode vir a causar impacto no fornecimento de processadores Threadripper para o mercado em geral.
Uma vez que a Lenovo possui privilégios para receber os chips em primeiro lugar, e tendo em conta a saída reduzida de novas unidades para o mercado, isso poderá afetar a quantidade de chips Threadripper que vão estar disponíveis para compra pelos utilizadores em geral.
A parceria entre as duas entidades favorece sobretudo a linha de sistemas ThinkStation e ThinkPad da Lenovo, sendo que estas são as primeiras a receber as novas remessas de processadores da AMD, enquanto que os restantes fabricantes apenas recebem as unidades mais tarde.
No entanto, o elevado número de chips disponíveis para a empresa parece estar a causar o desequilíbrio do mercado, onde outras fabricantes possuem menos acesso aos chips, levando a atrasos. Além disso, esta medida também faz com que os sistemas da Lenovo acabem por ser mais vendidos que terceiros, uma vez que a disponibilidade dos mesmos é mais elevada no mercado.
As empresas parecem interessadas em continuar a sua relação com a AMD, sobretudo porque esta permite criar uma alternativa considerável ao mercado dos processadores Intel. No entanto, a falta de chips Ryzen Threadripper prejudica também essas mesmas entidades, que além das quebras nas vendas, também passam por mais problemas para terem unidades suficientes disponíveis no mercado.