Maioria dos jovens não estão interessados no Metaverso
Várias empresas começaram a apostar no metaverso como o “futuro” da internet, e ainda se encontram a desenvolver novas tecnologias para esse fim. No entanto, para se realmente aproveitar tal ideia, é necessário ter também os componentes necessários para integrar esse metaverso, bem como uma ideia que tal será realmente o futuro.
No entanto, os dados parecem demonstrar que ainda existe um longo trabalho a ser feito para que o metaverso se considere uma alternativa à Internet atual. Um recente estudo realizado pela empresa Piper Sandler, que envolveu 7100 jovens nos EUA, demonstra exatamente estes pontos.
O estudo aponta que mais de metade dos entrevistados não teriam interesse em adquirir produtos focados para uso no metaverso, ou até mesmo para aceder ao mesmo. Existe ainda 9% que se demonstram interessados em realizar uma compra no futuro para tal, e 26% afirmam já ter os dispositivos necessários para entrar no metaverso – equipamentos de realidade virtual ou aumentada.
Dentro dos 26% que possuem os dispositivos para entrar no metaverso, apenas 5% referem que o fazem diariamente, enquanto que 82% referem que o realizam apenas de forma esporádica por mês. O estudo aponta ainda que o uso desta tecnologia é consideravelmente inferior ao do uso do smartphone.
Mesmo que estes dados apontam que o mercado ainda parece algo distante de tornar o metaverso uma realidade, as empresas certamente que começaram a apostar no mesmo em força. Nomes como a Meta, Epic Games, Sony, entre outras já criaram os seus planos para apostar no mercado do metaverso para o futuro.