Bug na aplicação de Mensagens da Google está a reduzir autonomia dos dispositivos
Se utiliza um smartphone Android, muito possivelmente também usa a aplicação de Mensagens da Google para gerir as SMS. Esta é uma das mais usadas aplicações para esta tarefa, mas parece que uma recente atualização veio também causar alguns problemas.
Ao que parece, foi descoberto recentemente um novo bug sobre a aplicação de Mensagens da Google, que pode levar os dispositivos a terem uma descarga de bateria mais elevada ou até a sobreaquecerem. Segundo o portal XDA-Developers, foi descoberto que um bug na app mantêm a câmara aberta em segundo plano, mesmo que o utilizador não a esteja a usar.
Obviamente, ter a câmara ativa todo o tempo exige recursos, que vão levar ao consumo mais elevado de bateria e ao sobreaquecimento associado ao uso do processador.
A falha parece ocorrer quando os utilizadores acedem ao menu de partilha de ficheiros pela app, que permite, entre outras funções, capturar rapidamente uma imagem para enviar nos chats. O problema está que a app não encerra essa captura de imagem depois de ser usada.
A partir do Reddit, alguns utilizadores também confirmam que o Android 12 mantém o ícone de uso da câmara ativo depois dos utilizadores saírem da aplicação, o que confirma o problema.
Os utilizadores que possuem este problema podem, temporariamente, remover as permissões de acesso à câmara da app de Mensagens. Isto deverá ser suficiente para evitar que a mesma seja usada – e embora longe de perfeito, sobretudo para quem use a funcionalidade regularmente, é melhor do que um consumo elevado de bateria desnecessariamente.
Espera-se que a Google venha a lançar a correção para a app em breve.