Apple e Intel na linha da frente para novos chips de 2 nm
A Taiwanese Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) encontra-se a preparar para começar a produção de chips no processo de 2nm em meados de 2025, com as primeiras unidades entregues no inicio de 2026. E parece que já existem potenciais interessados em adotar esta tecnologia.
De acordo com os mais recentes rumores, a TSMC já parece focada em fornecer os primeiros chips de 2nm para alguns clientes, sendo que se espera que a Apple e a Intel estejam na linha da frente para tal.
A TSMC tem vindo a manter-se na linha da frente para inovação no processo de fabrico de novos chips, e praticamente a cada 24 meses chega uma nova arquitetura no mercado com ainda mais desempenho, e mais eficiente que a anterior. No entanto, nos últimos anos essa tem vindo a complicar-se.
A passagem para o processo de fabrico em 2 nm vai ser um grande passo para-a a empresa, e espera-se que os chips da mesma venham a ter grandes novidades para se obter ainda mais desempenho final, com recurso a menos energia.
A Apple tem vindo a ser uma das clientes habituais da TSMC, tendo esta sido a fabricante dos chips usados em praticamente todos os modelos atuais de iPhones, iPads e dos novos Macs com chips M1. Espera-se que a empresa venha a fornecer também os futuros chips baseados em 3 nm, incluindo o que irá encontrar-se no iPhone 14. Como tal, faz sentido que a empresa mantenha a produção até 2026.
Já a Intel espera-se que venha a adotar a nova arquitetura de chips de 2 nm para a sua futura geração de processadores e placas gráficas, fornecendo ainda mais desempenho final e de forma mais eficiente para os utilizadores.