ProtonMail não elimina contas inativas para quem pague
Quando a ProtonMail confirmou que iria fornecer um novo domínio para a sua plataforma, ao mesmo tempo também veio a confirmação de algumas mudanças nos termos da plataforma. Uma das mudanças diz respeito ao que são consideradas contas inativas, e ao que a plataforma pode realizar com as mesmas.
De acordo com os termos do ProtonMail, as contas que não tenham acessos por mais de um ano, são consideradas inativas e podem ser eliminadas do serviço, juntamente com todos os dados associados às mesmas.
Isto certamente que veio com críticas dos utilizadores, que pela internet deixaram críticas à medida. É também importante referir que esta medida se aplica não apenas ao ProtonMail, mas a todos os serviços que a empresa Proton AG fornece, como é o caso da sua plataforma de VPN.
Inicialmente os planos estavam previstos de desativar contas inativas após três meses, sendo que eram consideradas contas que não recebiam qualquer login dos utilizadores neste período. Mas o prazo foi, entretanto, aumentado para um ano, embora ainda seja alvo de críticas dos utilizadores.
No entanto, a empresa refere que existe uma forma das contas dos utilizadores não serem eliminadas: pagar para isso.
Numa nova página de suporte, a Proton AG refere mais detalhes sobre a sua política de contas inativas, indicando que os utilizadores que paguem para um plano premium do serviço ProtonMail vão poder beneficiar de não ter as suas contas eliminadas automaticamente.
Isto aplica-se não apenas a quem mantenha essa subscrição ativa, mas também a quem esteja em contas gratuitas do serviço, mas tenha, no passado, pago pela subscrição. Ou seja, se em algum momento pagar para usar os planos premium do ProtonMail a conta fica considerada como ativa de forma permanente, mesmo que cancele a subscrição posteriormente.
Tendo em conta que os utilizadores podem pagar por uma subscrição mensalmente, para manter as contas ativas permanentemente os utilizadores podem pagar apenas por um mês e depois cancelar o serviço Premium, ficando assim com a conta permanentemente ativa.
A empresa também afirma que, caso uma conta seja desativada, o endereço de email dessa conta não pode voltar a ser usado em outras no futuro. Ou seja, se a conta for desativada, o nome do email fica permanentemente perdido, e mais ninguém o pode voltar a registar.
Estas novas regras irão começar a ser aplicadas a partir de 30 de Abril de 2022.