CC e BCC em emails: o que são?
Os emails fazem parte do dia a dia de muitos utilizadores, e certamente que, se já usou os mesmos, deve ter reparado em dois campos algo “estranhos” sobre os cabeçalhos das mensagens: CC e BCC.
Estes campos surgem na mesma zona onde os utilizadores podem colocar os destinatários das mensagens, assunto, entre outros detalhes. Mas o que são exatamente?
É isso que vamos explicar neste artigo, e quem sabe, poderá ser algo que até terá vantagens para o futuro quando enviar mensagens de email neste formato.
O que é o CC?
CC é uma sigla do inglês “carbon copy”. Esta faz referência à prática de se utilizar papel de carbono para criar cópias de mensagens, na altura das cartas. Isto era feito para permitir que fossem rapidamente criadas cópias de mensagens, sem que se tivesse de escrever novamente os conteúdos.
A ideia aplica-se na mesma aos emails. O CC é usado para quando se pretende enviar uma cópia das mensagens de email para diferentes contactos, sendo que os endereços ai colocados recebem as mensagens que forem enviadas na conversa.
De notar que isto é diferente do colocar o endereço no “Para”, onde por norma, se uma pessoa responder, vai enviar essa mensagem para todos os endereços desse campo. No caso do CC, a resposta de alguém à conversa será enviada apenas para o remetente da mensagem – a menos que se escolha a opção de “Responder a todos”.
A principal vantagem do CC será exatamente para evitar que, durante uma conversa, alguém possa responder ao email e enviar essa mensagem para todos os intervenientes da mesma.
O que é o BCC?
O BCC pode ser traduzido como “Blind Carbon Copy”. A funcionalidade é basicamente idêntica à do CC, mas com a particularidade que os endereços colocados neste campo não vão surgir para os restantes utilizadores.
Ou seja, quando se envia uma mensagem com os endereços no campo CC, os restantes utilizadores podem ver os emails para os quais as mensagens foram enviadas. No caso do BCC isso não acontece.
O BCC é muitas vezes usado para envio de emails promocionais em empresas, uma vez que permite o envio das mensagens sem que todos os utilizadores tenham acesso aos restantes emails da empresa.
Obviamente, isso não impede que se tenha acesso a mensagens que possam ter sido enviadas na conversa de email bem como aos anexos. Ou seja, os conteúdos das mensagens ainda podem ser transitados para outros contactos se não forem manualmente removidos pelos utilizadores.