30 anos depois FIFA e EA Sports terminam parceria

A Electronic Arts confirmou que, depois de quase 30 anos, terminou oficialmente a parceria que mantinha com a FIFA, para criar títulos de videojogos sobre o nome da entidade.

Os jogos da FIFA são dos mais populares e rentáveis para a EA, e em parte tiveram esse sucesso devido à parceria que foi feita com a FIFA para o uso do nome nos mesmos. No entanto, depois de quase 30 anos, a relação entre as duas empresas chega agora ao fim.

O FIFA 23 será o ultimo jogo a ser lançado com o nome da entidade, sendo que as gerações futuras do titulo vão chegar sobre a marca “EA Sports FC”. Além disso, o jogo vai deixar de ter também eventos dedicados da FIFA, como é o caso do “World Cup”.

No entanto, a EA vai manter ativo as parcerias que mantêm com mais de 300 clubes em todo o mundo, o que permite utilizar os mesmos nos videojogos da saga. Por entre as razões para esta decisão encontram-se supostas mudanças que a FIFA pretendia para a renovação do acordo, nomeadamente com a possibilidade do nome ser associado a outros videojogos, algo que a EA não pretendia.

No entanto, tendo em conta a popularidade que a EA obteve ao longo dos anos, o nome da FIFA praticamente não sustenta nenhuma reputação direta para os videojogos da empresa, e certamente que as futuras gerações do jogo devem continuar a ser tão populares como as atuais.