Health Connect pretende sincronizar todos os dados fitness de diferentes aplicações
Se utiliza diferentes dispositivos de medição de exercícios físicos, é possível que também tenha diferentes apps para gerir toda essa informação. Seja a Mi Band, Samsung Fit ou Fitbit, cada produto possui a sua aplicação correspondente.
Mas infelizmente, os dados de cada aplicação estão muitas vezes limitados a apenas essas apps, não sincronizando com outras. Isto pode acabar por ser um inconveniente, já que para aceder a informação concreta necessita de se andar a saltar de app em app.
É aqui que entra a nova app da Google, a “Health Connect”. Ainda se encontra em desenvolvimento, mas o seu objetivo será criar uma espécie de hub central, onde todas as apps podem ligar-se para partilhar informações relacionadas com a saúde do utilizador.
A informação que seja partilhada com a app fica depois disponível também para ser usada em outras plataformas. Por exemplo, é possível ter os dados de sono da Zepp Life a sincronizar com a informação do Google Fit.
A empresa revelou esta nova aplicação durante a Google I/O, sendo que também foi revelada a API que os programadores podem usar nas suas apps para tornar a partilha de dados possível. De momento ainda não existe nenhuma app que seja compatível com este sistema, mas espera-se que isso venha a mudar no futuro.
A aplicação encontra-se em fase de acesso antecipado a partir da Play Store.