Falha em chips UNISOC afeta milhares de smartphones
A marca UNISOC pode não ser tão conhecida como outros nomes no mercado, mas é uma marca que se encontra em milhares de smartphones no mercado. Como tal, será certamente grave o facto de ter sido agora descoberta uma falha que pode afetar estes chips.
De acordo com a empresa de segurança Check Point Research, foi recentemente descoberta uma vulnerabilidade sobre os chips da UNISOC, que pode colocar em risco os dispositivos que tenham o chip entre as suas configurações.
A UNISOC é a quarta maior fabricante de chips no mercado atualmente, sendo que 11% dos smartphones vendidos contam com chips da empresa.
A vulnerabilidade agora descoberta, de acordo com os investigadores, afeta diretamente o firmware do chip, e pode permitir que sejam bloqueadas ligações e telecomunicações feitas pelos dispositivos. Através da utilização de pacotes especificamente criados para o efeito, os atacantes podem desativar os sistemas de telecomunicação do chip.
A falha foi, entretanto, confirmada pela empresa, que a classificou com um grau de gravidade de 9.4. Espera-se que o patch de correção do problema seja fornecido na próxima atualização para o Android – no entanto, ainda poderá demorar meses até chegar a todos os dispositivos afetados.
Além disso, tendo em conta que podem existir dispositivos já fora do suporte das fabricantes, estes não irão certamente receber as atualizações, e poderão ficar assim vulneráveis.