Cuidado: Apps maliciosas descobertas na Play Store com dois milhões de downloads
A Google Play Store continua a ser uma das formas mais seguras de instalar aplicações no Android, mas isso não quer dizer que a plataforma esteja livre de esquemas.
E recentemente foi descoberto que várias aplicações, totalizando mais de dois milhões de downloads, estiveram ativas na plataforma da Google e a distribuir malware sobre os utilizadores.
De acordo com a empresa de segurança Dr.Web, foi descoberto em maio que nove aplicações maliciosas estiveram a ser disponibilizadas na Google Play Store, contendo no seu código malware. Estas aplicações foram descarregadas no seu total mais de dois milhões de vezes.
Das nove aplicações descobertas, cinco ainda se encontravam ativas quando o relatório da empresa de segurança foi divulgado publicamente, sendo que as restantes foram removidas pela Google.
As aplicações faziam-se passar por editores de fotos ou de wallpapers. Um dos casos mais graves seria o da aplicação PIP Pic Camera Photo Editor, que ainda se encontra disponível na plataforma e, quando instalada, procede com o roubo dos dados de login do Facebook dos utilizadores.
Apenas esta aplicação teve mais de um milhão de downloads desde a sua chegada na plataforma da Google. Outra aplicação similar será a ZodiHoroscope, que apresenta falsas páginas de login em plataformas sociais como o Facebook, roubando os dados introduzidos nas mesmas.
A lista completa de aplicações maliciosas descobertas na Play Store pode ser vista em seguida:
- PIP Pic Camera Photo Editor;
- PIP Camera 2022;
- Camera Photo Editor;
- Light Exposure Photo Editor;
- ZodiHoroscope – Fortune Finder;
- Magnifier Flashlight;
- Wild & Exotic Animal Wallpaper;
- SIM Tool Kit;
- Driving Real Race;
- Only Fans App OnlyFans Android.
Caso tenha instalado algumas destas aplicações nos últimos meses, o recomendado será que as remova dos seus dispositivos e verifique todos os dados de login das suas contas em plataformas sociais.