Internet Explorer vai ser desativado em futuras atualizações do Windows

Hoje marca-se o fim de uma era para o Internet Explorer, que se encontra agora oficialmente descontinuado de praticamente todos os sistemas – exceto alguns casos bastante específicos. E a Microsoft parece que não vai estar com meias medidas para evitar que os utilizadores usem o mesmo.

A empresa confirmou que, em futuras atualizações do Windows, irá permanentemente desativar o Internet Explorer de uso geral no sistema. Esta alteração será feita através de atualizações do Windows Update.

Os utilizadores que, a partir de hoje, tentem abrir o Internet Explorer nas recentes versões do Windows irão receber uma notificação a informar do fim de suporte, e a direcionar os mesmos para o Edge – que irá ser aberto por padrão.

Segundo a Microsoft, em futuras atualizações, o Internet Explorer será permanentemente desativado, com a remoção das principais formas de aceder ao programa do sistema – ícones, atalhos, etc.

A empresa espera ainda atualizar o Edge para que os utilizadores possam, mais rapidamente, ativar o Modo de IE, que permite usar o motor do Internet Explorer mas com um formato mais seguro de funcionamento, a partir do Edge.