AMD alegadamente alvo de ataque ransomware com 450GB de dados roubados

A AMD pode ter sido a mais recente vítima de um ataque de ransomware, depois de um grupo conhecido como RansomHouse ter confirmado o roubo de dados da empresa.

Segundo o site associado ao grupo, este alega ter atacado os servidores da AMD, roubando mais de 450 GB de dados dos mesmos. O ataque e consequente roubo teriam ocorrido a 5 de Janeiro de 2022, mas apenas agora foi divulgado e confirmado pelo grupo.

mensagem no site de ransomware

A mensagem deixada pelo grupo sobre o ataque indica que o mesmo terá sido realizado devido às fracas medidas de segurança da AMD, nomeadamente sobre contas de funcionários. Esta indicação aponta que a origem do ataque pode ter ocorrido derivado do roubo de credenciais associadas a funcionários da AMD.

O grupo afirma ainda que algumas das contas associadas aos funcionários possuíam senhas básicas como “123456” ou “password”, o que facilitou o acesso. De momento ainda se desconhecem os detalhes relativamente aos dados roubados, sendo que a AMD também não deixou qualquer comentário sobre o mesmo.