TSMC pretende deixar de lado nodes anteriores aos 28nm
A TSMC encontra-se a tomar a decisão de deixar de lado o aumento da capacidade de produção para chips com arquiteturas anteriores às de 28nm. Esta nova medida encontra-se sobre a ideia da empresa que os clientes da mesma vão começar a adotar esta arquitetura como o “padrão” daqui em diante.
De notar que ainda existem clientes da TSMC que usam arquiteturas de 40 e 65 nm, em parte porque serão mais baratas para produzir. No entanto, a empresa espera vir a mudar as ideias dos mesmos para começarem a adotar o formato de 28nm daqui em diante.
É importante relembrar que os dispositivos mais recentes no mercado usam arquiteturas consideravelmente mais evoluídas, com muitas consolas de jogos e PCs a usarem 8nm ou 7nm, e as mais recentes gráficas RDNA 3 da AMD, por exemplo, usam em 5nm. A TSMC também se encontra na linha da frente para desenvolver a arquitetura de 2 ou 2nm.
Atualmente, chips de 40 e 65nm encontram-se sobretudo em dispositivos de baixo consumo ou necessidades de processamento, como é o caso de Tvs, microcontroladores, modems e routers, entre outros. Estes são mais estáveis para este género de sistemas e possuem custos mais em conta.
A TSMC também espera vir brevemente a aumentar a capacidade de produção para chips de 22 e 28nm.