Portugal no topo dos países onde mais se utiliza bloqueadores de publicidade
O uso de bloqueados de publicidade tem vindo a ser uma norma cada vez mais regular da internet, com o aumento também das plataformas que implementam publicidade, muita vez de forma agressiva para os utilizadores.
A primeira ferramenta de bloqueio de publicidade surgiu em 2002, sendo que em 2009 já existiam mais de 20 milhões de dispositivos pela Internet que possuíam algum género de bloqueador de publicidade ativo.
Hoje em dia o panorama é bastante diferente, e se o uso de publicidade aumentou consideravelmente – e é a fonte de receita para muitos sites pela Internet – ao mesmo tempo também aumentou drasticamente o uso de bloqueados de publicidade.
De acordo com os dados da plataforma Backlinko, a utilização de bloqueadores de publicidade tem vindo a tornar-se uma norma cada vez mais comum, não apenas em desktop, mas também para o ambiente de dispositivos móveis.
Segundo os dados da entidade, atualmente cerca de 42.7% dos utilizadores na internet usam bloqueadores de publicidade, sendo que a extensão “Adblock” é uma das mais populares, com 65 milhões de utilizadores ativos.
A maioria dos utilizadores que bloqueiam a publicidade durante a navegação pela Internet possuem entre 16 e 24 anos. Curiosamente, se analisarmos os dados da utilização de bloqueadores de publicidade por pais, Portugal encontra-se bastante perto do topo da lista.
A Indonésia é o pais onde existe uma média mais elevada de utilizadores a bloquearem publicidade, com 56.8%, seguindo-se a Índia com 50.7% e a África do Sul com 49.2%. Já Portugal surge em quinta posição, com 47% dos utilizadores a usarem bloqueadores.
Entre os países onde menos utilizadores usam os bloqueadores de publicidade encontra-se Marrocos, com 17.2%, Ghana com 17.5% e o Japão com 22.3%.
Como referido anteriormente, a grande maioria dos utilizadores que usam bloqueadores de publicidade possuem entre 16 e 24 anos, embora também existe um elevado número entre os 25 e 34 anos.
Por entre as razões mais comuns para se usar um bloqueador de publicidade encontra-se o facto de existirem muitos anúncios pela internet ou pelos sites que os utilizadores habitualmente acedem, juntamente com o facto que estes são muitas vezes irrelevantes ou abusivos para a experiência de uso do site.