Calor a apertar: tenha cuidado com os seus dispositivos eletrónicos
Portugal encontra-se a passar por uma vaga de calor extrema, com vários distritos em alerta elevado. Este calor tem impacto para o dia a dia de muitos, que necessitam de andar sobre o mesmo para manterem as suas atividades diárias ou por trabalho.
E mesmo para quem esteja a trabalhar a partir de casa, existem sempre alguns cuidados que devem ser tidos em conta. Com as temperaturas a aumentar, deve também ter atenção aos seus dispositivos eletrónicos, seja computadores, portáteis ou smartphones.
O calor é um dos principais inimigos dos equipamentos eletrónicos , e dependendo do mesmo, poderá causar graves problemas ou até colocar em risco o próprio equipamento e utilizador.
Com as temperaturas mais quentes, recomenda-se que também tenha alguns cuidados com os dispositivos eletrónicos que usa no dia a dia, e tire um pouco de tempo a antever possíveis problemas mais graves e dispendiosos.
No caso de computadores fixos, verifique se os mesmos estão numa sala bem ventilada. Tendo em conta que a maioria destes sistemas podem extrair um elevado calor dos seus componentes, isso pode afetar a divisão de forma considerável – e aqui no TugaTech sentimos isso!
Mantenha a sala onde se encontra bem ventilada, e também use softwares de monitorização das temperaturas dos diferentes componentes no sistema, para verificar possíveis problemas antes destes acontecerem. Se um componente como o processador ou gráfica estiver a funcionar a temperaturas elevadas, considere realizar uma limpeza do mesmo ou alterar a pasta térmica. Verifique também se todas as ventoinhas estão a funcionar corretamente.
No caso de portáteis, verifique se todas as entradas e saídas de ar estão limpas e a funcionar como esperado. Mantenha também os portáteis longe de fontes de calor, como o contacto direto ao sol ou dentro de um carro.
Nos smartphones, existem ainda mais cuidados a ter, tendo em conta que são os dispositivos que estão, certamente, mais em contacto com a luz solar direta. Mantenha o smartphone longe da luz solar direta sempre que possível, e evite usar o mesmo durante o carregamento.
Também durante o carregamento, realize essa atividade sem ser à luz solar, e de preferência num ambiente ameno. Evite também deixar o smartphone dentro do carro – opte por guardar o mesmo no bolso, por exemplo.
A bateria é um dos maiores perigos para o calor nos smartphones, e em casos mais graves, existe mesmo o risco de explosão. Considere não usar o smartphone por períodos prolongados se sentir que a temperatura do mesmo está elevada – ou se o próprio sistema alertar para isso.