Facebook vai permitir criar até cinco perfis diferentes por utilizador

O Facebook encontra-se a permitir que os utilizadores agora possam ter a possibilidade de criar até cinco perfis diferentes dentro da plataforma, uma mudança drástica sobre uma regra que a empresa tinha vindo a manter inalterada praticamente desde a sua criação.

Até agora, o Facebook apenas permitia aos utilizadores terem uma conta ou identidade dentro do serviço. No entanto, a empresa parece ter começado a testar uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores gerirem até cinco perfis diferentes dentro da mesma conta.

De acordo com o portal Bloomberg, esta medida seria mais uma tentativa da empresa em cativar os utilizadores que se encontram a abandonar a plataforma pelas alternativas.

Um porta-voz da Meta confirmou, entretanto, os testes, que se encontram a ser feitos sobre um conjunto limitado de utilizadores. A empresa afirma que estes perfis vão permitir adaptar os interesses e relações dos utilizadores dentro da rede social, no entanto, a empresa sublinha também que todas as contas necessitam de seguir as regras gerais da plataforma.

Apesar de a empresa ter confirmado os testes, ainda se desconhece o número de utilizadores que fazem parte do mesmo. Espera-se que estes venham a alargar-se durante os próximos meses.

Quanto ao que esta medida irá ajudar, poderá permitir aos utilizadores terem diferentes “personas” para cada identificação na plataforma, ou para facilitar a gestão de certas páginas. Além disso, é também uma grande mudança relativamente à necessidade de se usar nomes reais para os perfis, já que estas contas podem adotar nomes diferentes ou fictícios.

Esta medida é também diferente do que se encontra no Instagram, que desde cedo começou a permitir aos utilizadores terem mais do que uma conta ativa, e até com nomes que não sejam os seus – o que pode ser útil para empresas.

É importante relembrar que estas novidades surgem na mesma altura em que a plataforma confirmou que necessita de atrair mais utilizadores jovens para a mesma, sobretudo para evitar que os mesmos migrem para plataformas como o TikTok.