Microsoft Edge a caminho dos 11% de quota no mercado
A Microsoft tem vindo a investir consideravelmente no desenvolvimento do Edge, e sendo o navegador padrão do Windows, certamente que isso ajuda também a que este ganhe alguma popularidade.
E os dados mais recentes parecem confirmar isso mesmo. De acordo com os dados da empresa de análise do mercado Statcounter, o Edge continua a subir em popularidade entre os navegadores mais usados na internet.
Os dados, relativos a Julho de 2022, indicam que o Chrome continua a liderar a tabela, com uma quota no mercado de 66.19%, no entanto isto representa uma queda de 0.74% face ao mês anterior.
Por sua vez, o Edge atingiu uma quota de 10.84%, o que representa um crescimento de 0.2% face a igual período do mês anterior. Ou seja, existe cada vez mais gente a adotar o Edge, enquanto que o Chrome está em ligeira queda – embora ainda longe de ser considerada um problema para a Google.
O Safari da Apple continua em terceiro lugar com 8.94%, enquanto que o Firefox atinge agora os 8.08%, com mais 0.28% face ao mês anterior.
Olhando para o mercado dos smartphones, no entanto, existem algumas diferenças. Para começar, o Chrome continua a ser o principal navegador também neste mercado, com 65.16% de quota. O Safari encontra-se na segunda posição com 24.22%, a grande maioria devido aos dispositivos da Apple. O Samsung Internet encontra-se na terceira posição com 4.86%, seguindo-se o UC Browser com 1.63%.
No caso dos smartphones, o Edge nem se encontra no topo da tabela. Isto demonstra que o navegador está a ganhar terreno no mercado dos computadores desktop devido sobretudo à adoção do mesmo no Windows como navegador padrão – e ao facto da Microsoft também ter vindo a incentivar o seu uso em vários formatos.