Consumidores são também afetados com perdas de ataques a empresas
Os casos de roubos de dados de empresas têm vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos últimos tempos, com o crescente aumento também no número de ataques focados contra as mesmas.
Quando um destes ataques ocorre, normalmente espera-se que as empresas tenham algum género de prejuízo financeiro. No entanto, isto afeta não apenas a empresa, mas também os seus clientes de forma indireta.
Pelo menos esse é o resultado de um recente estudo realizado pela IBM Security, que analisou os padrões relacionados com os ataques e roubos de dados em mais de 550 organizações a nível mundial. Destas empresas, cerca de 80% foram vítimas de roubos de dados mais do que uma vez.
O mais interessante, no entanto, encontra-se no facto que o estudo também indica que, com o aumento dos ataques, os consumidores são indiretamente afetados pelos prejuízos das entidades. Em 60% dos casos os consumidores acabaram por ter aumentos de preços nos produtos ou serviços que eram fornecidos.
Este aumento de preços estaria relacionado unicamente com o próprio ataque e roubo de dados, que aumentam os prejuízos para as empresas e, consequentemente, obrigam a essa necessidade. Não se engloba, portanto, o próprio aumento de preços associado com o mercado global.
Continua a ser fundamental para as empresas terem políticas de segurança apertadas para evitar este género de ataques e roubos de dados, bem como planos de contingência para proteger na eventualidade dos mesmos acontecerem.