Intel pretende adotar padrão do Wi-fi 7 até 2025
A Intel encontra-se a preparar para fazer chegar ao mercado os primeiros computadores preparados para Wi-fi 7, a nova geração de redes sem fios que promete ainda mais velocidade na transferência de dados.
De acordo com a revelação da empresa esta semana, a mesma pretende lançar no mercado os seus primeiros computadores capazes de suportar o Wi-fi 7 em 2024 ou 2025. Esta nova geração de redes sem fios também é conhecida como 802.11be, e permite atingir velocidades mais elevadas que os atuais padrões de Wi-fi 6.
Espera-se que a IEEE venha a terminar os padrões da nova tecnologia em meados de 2024, mesma altura em que a Intel pretende lançar desktops e portáteis que tenham suporte para esta tecnologia – ou seja, sendo a primeira empresa a realizar tal medida no mercado.
Teoricamente, as velocidades do Wi-fi 7 permitem atingir os 5.8 Gbps, com menos interferência entre dispositivos, e capaz de funcionar em simultâneo sobre 2.4 GHz e 5 GHz, além do novo 6 GHz. O Wi-fi 7 permite ainda usar canais até 320 MHz.
O uso de 320MHz vai também permitir algumas funcionalidades adicionais, como o caso de usar a tecnologia para saber quantas pessoas estão numa sala ou até se estão a mover-se ou não.
De notar que o padrão do Wi-Fi 6 possui menos de dois anos no mercado, e apesar de existirem mais dispositivos capazes de suportar o mesmo, ainda são algo limitados. O Wi-fi 7, no entanto, não é algo inteiramente novo, sendo que a Qualcomm tem vindo a falar do mesmo desde 2019, indicando que pode vir a superar a velocidade capaz de ser obtida por cabo.