EUA aplicam sanções à plataforma da Tornado Cash
As autoridades norte-americanas decidiram sancionar a plataforma Tornado Cash, por alegadamente a mesma ter sido usada para a lavagem de mais de 7 mil milhões de dólares em criptomoedas desde 2019.
Esta plataforma é bem conhecida por criminosos como forma de realiza a “lavagem” de criptomoedas roubadas, distribuindo as mesmas por diferentes carteiras. A plataforma é bem conhecida por ser usada para este género de atividades, e foi uma das responsáveis por realizar a lavagem de quase 455 milhões de dólares roubados num dos maiores ataques de criptomoedas que existe registo.
A plataforma foi usada para a lavagem de criptomoedas roubadas pelo grupo conhecido como Lazarus, que em Abril deste ano roubo 620 milhões de dólares em Ethereum sobre um ataque à Axie Infinity.
Ao longo dos anos, a Tornado Cash foi também usada para outros esquemas e roubos, onde os criminosos tentam usar a plataforma para ocultar as transações. Apesar de não ser impossível continuar a seguir o dinheiro, uma vez que todas as transações ficam registadas na blockchain, serviços como o Tornado Cash tornam esta tarefa consideravelmente mais difícil.
Desta forma, as autoridades norte-americanas agora consideram que a plataforma é uma ameaça para a segurança nacional dos EUA, ajudando criminosos a realizarem a lavagem de dinheiro.
De notar que esta não é a primeira plataforma do género que é sancionada pelos EUA. Em Maio, a plataforma da Blender também foi alvo de medidas por parte das autoridades norte-americanas, depois de ter sido usada pelo grupo Lazarus para a lavagem de criptomoedas roubadas de diversos serviços online.
No entanto, a Tornado Cash é uma das plataformas mais conhecidas para esta finalidade, e certamente uma das que terá mais impacto para o mercado dos cibercrimes.