Falha no Windows pode levar a perda de dados em sistemas com processadores recentes
A Microsoft encontra-se a alertar os utilizadores do Windows 11 e Windows Server 2022 para uma nova falha, que pode afetar o desempenho do sistema em computadores com processadores mais recentes no mercado. Em casos mais graves, a falha pode mesmo levar a problemas com o sistema operativo e a danos nos ficheiros do mesmo.
O comunicado da empresa, citado pelo portal BleepingComputer, não é claro sobre o que realmente terá levado à falha, mas esta afirma que se encontra a analisar o problema e promete uma atualização para breve. A falha afeta os sistemas com processadores que tenham em utilização o modo de encriptação AES-XTS e AES-GCM.
A empresa afirma que, derivado da falha, que foi introduzida em recentes atualizações, o desempenho dos processadores pode ser drasticamente afetado, sobretudo em tarefas que necessitem de usar a encriptação AES.
Para mitigar a situação, a Microsoft recomenda que os utilizadores instalem o patch de 23 de Junho ou o patch de segurança de 12 de Julho, que contam com algumas correções que foram focadas em tentar corrigir o problema – embora o mesmo ainda não esteja totalmente resolvido.