Hackers exploram falha no sistema anti-cheat de Genshin Impact

Hackers exploram falha no sistema anti-cheat de Genshin Impact

Se costuma jogar o título Genshin Impact, talvez seja melhor ter atenção aos conteúdos que acede pela internet. Isto porque foi descoberto que existe diverso malware e ransomware que se encontra ativamente a usar uma falha no sistema de anticheat deste jogo para desativar os softwares de segurança do sistema.

A falha encontra-se sobre o módulo “mhypro2.sys”, que se encontra integrada no sistema de proteção do jogo, mas ao mesmo tempo pode também ser explorada de forma independente – até mesmo em sistemas que não tenham o título instalado.

Explorando falhas sobre este ficheiro, e a forma como o mesmo é executado no Windows, os atacantes podem conseguir realizar a desativação de software de segurança no sistema, o que abre as portas para a instalação do mais variado malware no sistema.

A driver possui um elevado acesso ao kernel do sistema, e basicamente permite que qualquer processo no mesmo seja terminado. As falhas no mesmo existem desde 2020, e apesar de terem sido reportadas ao longo dos anos, nunca foram corrigidas.

A gravidade é agora maior, tendo em conta que começaram a ser descobertas as primeiras campanhas de malware que estão a tirar proveito da mesma para infetar os sistemas.

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Trend Micro, existem malware que está a tirar proveito destas falhas desde Julho de 2022, usando as mesmas para desativar as soluções de segurança do sistema das vítimas, e procedendo depois com a instalação do malware.

Infelizmente, existe pouco que os utilizadores possam fazer para evitar este caso, uma vez que a correção do problema necessita de ser feita pelos criadores do módulo. Apenas estes possuem a capacidade de revogar o certificado do DLL, que permite a instalação no Windows, evitando assim que o sistema considere as drivers como “seguras”.