TSMC é uma das principais consumidoras de energia em Taiwan
A TSMC é uma das maiores fabricantes de chips atualmente no mercado, e na constante luta para criar novos semicondutores cada vez mais pequenos, precisos, eficientes e poderosos. No entanto, para tal, é também necessária energia.
No caso da TSMC, o uso de energia é consideravelmente elevado, ao ponto que os dados mais recentes apontam que as fábricas da empresa podem consumir mais energia do que pequenas regiões ou países.
De acordo com a Bloomberg, a empresa encontra-se atualmente a consumir uma grande parte da energia que é produzida na região do Taiwan, e espera-se que até 2025 esse uso venha a aumentar ainda mais. As previsões apontam que, até 2025, o uso de energia pela TSMC em Taiwan seja correspondente a 12.5% de todo o mercado energético no pais.
Para comparação, faz apenas dois anos, o uso de energia por parte da TSMC encontrava-se em cerca de 6%, o que indica que o uso praticamente vai duplicar. A confirmar-se, o uso de energia pela TSMC no Taiwan pode atingir os valores que se registam no Sri Lanka, o qual conta com mais de 21 milhões de habitantes.
O aumento de uso de energia encontra-se diretamente relacionado com os trabalhos mais exigentes que são necessários para manter as encomendas da empresa, e também para produzir chips cada vez mais pequenos e eficientes. Com nomes como a Apple, Nvidia e AMD sendo clientes, a empresa necessita de manter-se em constante evolução das suas tecnologias.
Alguns especialistas alertam para o facto que, caso as necessidades de eletricidade continuem a aumentar, Taiwan pode vir a enfrentar uma crise energética como nunca antes vista. O pais não possui capacidade para produzir a energia que as novas tecnologias e fábricas necessitam, o que pode acabar por resultar em falhas na rede elétrica.
De notar que, neste caso, não se está apenas a falar da TSMC – apesar de ser uma das que mais energia consome – mas sim de todas as entidades no pais que necessitam dessa energia para as suas produções.