95% dos utilizadores da Apple possuem autenticação em duas etapas ativa
A autenticação em duas etapas continua a ser uma das melhores formas dos utilizadores protegerem as suas contas digitais, criando uma camada extra de segurança para os mesmos. Esta funcionalidade encontra-se disponível em várias plataformas online nos dias de hoje, e no caso da Apple, isso inclui as suas contas do iCloud.
No entanto, a empresa pode gabar-se de algo que nenhuma outra plataforma parece conseguir atingir. De acordo com os dados mais recentes revelados pela Apple, cerca de 95% dos utilizadores do iCloud possuem a autenticação em duas etapas ativa nas suas contas.
Em parte, esta adoção da funcionalidade deve-se também ao facto que a Apple começou recentemente a obrigar os utilizadores a ativarem a funcionalidade para acederem a algumas ferramentas da empresa.
Como exemplo, para se registar um AirTag ou ativar a função de PassKeys os utilizadores necessitam de ter a autenticação em duas etapas ativa sobre as suas contas. Sem esta, as funcionalidades ou acessórios não podem ser usados.
Uma medida similar foi tomada pela Google de forma recente, onde a autenticação em duas etapas vai passar a ser obrigatória para mais de 150 milhões de contas na plataforma.
A Apple sublinha ainda que se registou uma queda de 50% no numero de ataques a contas em 2021, em parte porque a autenticação encontra-se a funcionar como esperado e a impedir que o login seja feito, mesmo em casos onde a senha de acesso à conta se encontra comprometida.