Tenha atenção na hora de comprar um NVMe com PCIe 5.0
O padrão do PCIe 5.0 foi inicialmente introduzido no mercado com a chegada dos novos processadores de 12ª geração da Intel Alder Lake, e a plataforma LGA1700. Este novo padrão veio abrir novas portas para componentes mais rápidos em geral, o que inclui também os discos SSD – que estão na linha da frente em termos de adoção deste novo protocolo.
Com a chegada dos novos processadores AMD Ryzen 7000 espera-se que venham a existir ainda mais componentes preparados para a nova tecnologia. No entanto, se está a pensar comprar um disco SSD que seja compatível com o padrão do PCIe 5.0, talvez seja melhor ter atenção ao que realmente está a comprar.
De acordo com o portal Tom’s Hardware, existem alguns fabricantes que estão a integrar memórias NAND flash nos discos que podem ter um desempenho inferior ao esperado. De todo, ainda irá obter uma boa velocidade para a transferência de dados, mas não tira total proveito da tecnologia do PCIe 5.0 no processo.
Como exemplo, os discos Gigabyte Aorus Gen5 10000 NVMe SSD, que foram lançados durante o mês passado, contam com velocidades de transferência de dados de 12.4 GB/s de leitura sequencial e 10 GB/s de escrita sequencial. Enquanto isso, o Corsair MP700, que também é um NVMe SSD de PCIe 5.0, conta apenas com 10 GB/s de leitura sequencial e 9.5 GB/s de escrita sequencial.
A diferença encontra-se na interface da memória NAND Flash, que no Aorus 10000 usa uma de 2400MT/s, mais rápida, enquanto que o MP700 usa uma de aproximadamente 1600MT/s.
Isto ocorre porque as NAND Flash de 2400MT/s ainda se encontram algo limitadas no mercado, e a sua produção é mais elaborada. Portanto existe mais dificuldade em manter as linhas de produção sobre as mesmas.
Na altura de escolher o NVMe com suporte para PCIe 5.0, talvez seja boa ideia olhar para as especificações da memória usada, avaliando se realmente compensa comprar uma memória com valores mais reduzidos ou esperar por algo que tenha um pouco mais de desempenho final.