Meta e Google multadas na Coreia do Sul por recolha de dados sem autorização
As autoridades da Coreia do Sul aplicaram uma nova multa para duas gigantes da tecnologia: a Meta e a Google.
De acordo com as autoridades, as duas empresas terão realizado a recolha de informação dos utilizadores sem consentimento, com o objetivo de apresentarem publicidade direcionada aos mesmos.
Segundo revela a Reuters, ambas as empresas foram citadas no mesmo caso, sobre como teriam recolhido informação pessoal dos utilizadores, sem a respetiva autorização, para usar essa mesma informação para apresentação de publicidade direcionada e personalizada. As duas empresas encontram-se acusadas de não fornecerem informação suficiente para os consumidores sobre como os dados iriam ser usados.
Em nível de valores, a Google terá sido multada em cerca de 50 milhões de euros, enquanto a Meta foi multada em cerca de 22 milhões. Os valores são tidos em conta com base nas receitas das duas empresas em cada mercado.
Em comunicado, um porta-voz da Google afirma que a empresa não concorda com esta decisão, e que espera rever e recorrer da mesma assim que as autoridades fornecem mais detalhes à empresa.
No caso da Meta, a empresa afirma também que não concorda com a aplicação da multa, embora se demonstre aberta a trabalhar com as autoridades para fornecer toda a informação necessária sobre recolha de dados aos consumidores.
Neste sentido, tendo em conta o comunicado das duas empresas, aparenta indicar que ambas vão recorrer da decisão, e certamente que mais detalhes devem vir a ser revelados durante os próximos dias.