Chrome testa nova proteção para abas anónimas
A Google está a testar uma nova funcionalidade que pretende tornar o acesso ao Chrome mais seguro, sobretudo para quem use o sistema de abas anónimas.
Apesar de o Google permitir que os utilizadores abram as suas abas anónimas no navegador, caso estes saiam do mesmo, estas ainda permanecem abertas em segundo plano. O navegador apresenta uma pequena notificação que permite fechar rapidamente as mesmas, mas isso não impede que as abas possam ser abertas entretanto.
Para evitar isso, o Chrome vai agora começar a requerer que os utilizadores verifiquem a identidade antes de acederem às abas anónimas, depois de o navegador ser colocado em segundo plano. Desta forma, se o utilizador sair ou bloquear o dispositivo com as abas anónimas ligadas, para aceder novamente às mesmas terá de validar a sua identidade – por impressão digital ou PIN, por exemplo.
A novidade parece ainda encontrar-se em testes, mas os utilizadores podem verificar se a mesma existe através das flags no navegador, em chrome://flags/#incognito-reauthentication-for-android .
Depois de ativada, a opção para ativar a funcionalidade surge nas Definições do Chrome.
Esta novidade deve fornecer um pouco mais de privacidade e segurança para os utilizadores, evitando olhares indiscretos sobre o conteúdo do navegador. Para já ainda se desconhece quando vai ficar disponível para todos os utilizadores na versão estável.