Muitos utilizadores não se importam de vender dados pessoais a troco de dinheiro
Pela Internet encontram-se vários utilizadores preocupados com a sua privacidade durante o uso de sites e aplicações pelo mundo digital, nomeadamente pela recolha de dados pessoais que é feita.
No entanto, estaria disposto a trocar alguma da sua privacidade e dados pessoais por dinheiro? Ao que parece, uma grande maioria dos utilizadores não vê problemas nessa ideia.
Um recente estudo realizado pela empresa Exploding Topics afirma que a maioria dos utilizadores não se demonstram preocupados em vender os seus dados pessoais, se forem monetariamente recompensados por tal.
O estudo envolveu colocar a questão a 1617 entrevistados nos EUA, relativamente aos seus pontos de vista sobre a privacidade e gestão de dados pessoais pela Internet. Cerca de 47.9% dos participantes no estudo afirmam estar abertos a venderem os seus dados pessoais para empresas, enquanto 26.5% afirmam que não o fariam, e 25.6% continuam indecisos.
Esta ideia foi tida em conta sobre a possibilidade de uma aplicação ou serviço que recompense os utilizadores pelo fornecimento dos seus dados pessoais. No entanto, no que respeita a grandes empresas, como a Meta ou Google, 70.9% dos entrevistados indicam que deviam ganhar dinheiro por venderem dados a estas entidades.
Curiosamente, o mesmo estudo também indica que uma grande percentagem dos utilizadores, quando apresentados com os Termos e Condições, acabam por ler os mesmos nos seus pontos fundamentais. 52.3% afirmam ler os termos na totalidade, 28.2% afirmam que são lidos apenas algumas vezes e 20% diz nunca ler.
Estes valores são ainda mais surpreendentes se tivermos em conta que a maioria dos Termos e Condições de plataformas online demoram vários minutos a ser lidos na totalidade – com a Microsoft a ser uma das mais longas, tendo 59 minutos para ler apenas uma política da empresa, e 22 horas para ler todos os termos e condições.
Quanto às entidades que os utilizadores mais confiam para fornecer os seus dados, a Apple encontra-se no topo da tabela, seguindo-se a Microsoft. Sem grandes surpresas, o Facebook encontra-se no final desta lista.