Realidade Virtual pode ajudar a reduzir as dores durante cirurgias
O mundo da Realidade Virtual ainda pode não estar no mais popular de sempre, mas existem alguns usos onde o mesmo pode ajudar.
Pelo menos essa foi a conclusão de um recente estudo, realizado pela Beth Israel Deaconess Medical Center, e que indica a possibilidade de a Realidade Virtual ajudar os pacientes de cirurgias a sentirem menos dor durante alguns procedimentos.
De acordo com o estudo, os pacientes que usam óculos de RV durante determinadas operações necessitam de menos anestesia e sentem menos os efeitos da dor.
Por média, um paciente necessita de 750.6 mg de sedativo por hora, de forma a ficar sedado o suficiente. Mas este valor cai para apenas 125.3 mg quando o mesmo se encontra a usar óculos de RV.
Estes também recuperam mais rapidamente, necessitando apenas de 63 minutos após as cirurgias para poderem sair do ambiente, em comparação com a média normal de 75 minutos.
Segundo os investigadores, o ambiente virtual acaba por distrair os pacientes da dor, com o cérebro focado em processar o mundo virtual invés de sentir os efeitos das dores no corpo. No entanto, os investigadores também sublinham que muitos dos pacientes sabiam que iam ter a operação com os óculos, na ideia que os mesmos poderiam ajudar, o que também pode influenciar os resultados.
Entre os principais benefícios desta prática encontra-se o facto que os pacientes sentem menos dores, e também recuperam mais rapidamente das pequenas cirurgias a que possam ser submetidos.