Afiliado do ransomware Netwalker condenado a 20 anos de prisão

Afiliado do ransomware Netwalker condenado a 20 anos de prisão

Um antigo afiliado do ransomware Netwalker foi recentemente detido pelas autoridades dos EUA, e sentenciado a uma pena de prisão de 20 anos, por ataques realizados usando o ransomware.

Sebastien Vachon-Desjardins, de 35 anos, terá ainda sido forçado a realizar o pagamento de 21.500.000 dólares, associados com valores das vítimas que foram o alvo dos seus ataques, usando o ransomware conhecido como Netwalker. Isto inclui tanto empresas como utilizadores individuais que acabaram por realizar os pagamentos do ransomware.

Com os primeiros ataques realizados em 2019, o ransomware Netwalker ganhou popularidade depois de ter sido o responsável por ter realizado ataques a várias entidades de saúde durante o pico da pandemia, tentando aproveitar a situação para se obter ganhos ilícitos.

De acordo com as autoridades, o detido terá usado vários métodos para infetar os sistemas das entidades, com o objetivo de obter receitas ilícitas usando o ransomware Netwalker, e chantageando as entidades para pagarem ou terem os seus dados destruídos.

O mesmo foi detido pelas autoridades do Canadá a 27 de Janeiro de 2022, tendo sido poucos meses depois extraditado para os EUA, onde irá cumprir a sua pena de prisão.